Oi gente :) meu nome é Priscila, e tô aqui pra ajudar a Allana com dicas sobre esmaltes, que é meu maior vício! Tenho aproximadamente 80 esmaltes em casa e cada vez que vou em alguma farmácia e loja de cosméticos faço um rombo em minha conta! haha. Bem, pra mestreia com o pé direito aqui, escolhi como tema ''Cuidados básicos com a unha'' porque muitas mulheres estão sempre com as unhas bem feitas, cada dia com uma cor diferente, sempre combinando com a tendência do momento.. mas será que por baixo do esmalte, as unhas estão saudáveis?
A gente acha que quando a unha quebra, lasca ou enrosca em alguma coisa, é simplesmente falta de sorte.. mas com certeza, a sorte passa longe disso. Isso é resultado da falta de cuidado com as unhas. Então, selecionei alguns produtos e algumas dicas pra ajudar vocês a deixar suas unhas saudáveis, sempre!
PASSO 1: LIXANDO AS UNHAS
Eu não gosto da lixa de metal, embora seja a mais higiência - pois é lavável - o que ajuda na prevenção de fungos e bactérias que prejudicam as unhas. Só tenham cuidado ao usá-la: por parecer menos eficiente, colocamos mais força ao lixar as unhas com ela, e aí colega.. não adianta reclamar que suas unhas vivem lascadas e quebrando a toa.!

Outro tipo de lixa que é usada lá fora, mas é difícil de encontrar aqui no país é a lixa de vidro. Alguém aí já ouviu falar dela? É a mais cara entre os tipos de lixas mostradas aqui (por serem importadas), mas são as mais aconselháveis devido a suavidade e eficácia com que lixam as unhas, mesmo com a aparência mais frágil. Por ser de vidro, é lavável e não deixa aquele pó branquinho nas unhas.
Independente do tipo de lixa que você utiliza, o mais importante é: lixar as unhas com o máximo de cuidado possível, nada de lixar rápido demaiis, leram com atenção? Unhas lascadas, com tamanhos muito diferentes, tortas, ou até mesmo quebradiças são consequencias de um mau cuidado com as mesmas!
Existe também a lixa de polimento que serve para tirar aquelas ondulações que algumas unhas possuem e, também as deixam com um acabamento brilhante. Embora as unhas fiquem lindas com essa lixa, ela não é indicada para usar muitas vezes, já que deixa as unhas um pouco mais finas. Eu uso umas 2 vezes no mês, já que minha unha é fácil de quebrar, Unf =//
PASSO 2: TIRANDO A CUTÍCULA
Após lixar as unhas, colocamos o amolecedor de cutículas a fim de retirá-las. Alguns amolecedores de cutícula só funcionam com algodão e água e são os mais antigos no mercado. Hoje em dia encontramos alguns produtos que após colocar nas unhas já fazem efeito. Atualmente eu uso o amolecedor de cutículas Vefic Molinho, como mostra a foto abaixo:
Ele rende muito, custa cerca de R$3,00 e é muito bom na hora de remover a cutícula. Não é necessário colocar algodão na unha e nem colocar a mão em água quente para fazer efeito. O cheiro é suave e não é enjoativo, como vários amolecedores de cutículas encontrados por aí.
Outro amolecedor de cutícula excelente é o Amolecedor de Cutículas com Óleo de Amendoas, do Casco de Cavalo. Ele é o melhor que já usei, muito mais concentrado que o Molinho, tem a mesma fixa de preço,amolece muito a cutícula e tem um cheiro suave de canela.
Existem váários tipos de alicate de unha, mas eu tenho 2 essenciais na maleta: o de cortas as unhas - que é maior e mais grosso - , e o mais fino - que é de cortar a cutícula. Meninas, todo cuidado é pouco quando se trata de alicate: é impressindível a higienização toda vez que for usar, mesmo que seja só você quem use. Sabia que o alicate é o maior responsável por doenças como Hepatite C e de infecções por bactérias, fungos e outros vírus, como o da verruga? Então, nada de emprestar pra outras pessoas!
Outro acessório importante nessa etapa é a espátula. Existem espátulas de madeira, de plástico e de metal. Eu não gosto do de madeira, embora seja descartável. As espátulas de plástico também não são as mais recomendadas, pois não são muito boas, às vezes com a força que fazemos acaba machucando nossa pele. Eu uso a espátula de metal, como essa na foto abaixo:
Ela possui os dois lado: para empurrar a cutícula e para deixá-la solta na unha, o que ajuda muito na hora de cortar com o alicate. Como ela tem essa parte de plástico, não escorrega da mão.
Após a retirada da cutícula, eu gosto de lavar as mãos com sabonete anti-bacteriano.. pode até parecer bobeira, mas isso também ajuda a eliminar algumas bactérias que ficam em nossas mãos. Afinal, estamos retirando uma camada protetora da unha que é a cutícula, né? Além do que, se tiver qualquer resíduo do amolecedor, creme hidratante ou qualquer outra coisa cremosa, a base ou o esmalte não terão uma boa fixação, aí fica com aquele efeito borrado.Feito isso, é hora de passar a base. A base varia de acordo com a necessidade da unha. A Risqué acaba de lançar uma linha chamada Technology, que reúne as melhores camadas para cada tipo de unha. A base Reestruturadora ajuda no fortalecimento e resistência das unhas, já a base Niveladora ajuda a deixar as unhas sem ondulações quando crescerem, além de fortalecer. A base Reparador Noturno ajuda na reparação e nutrição das unhas, enquanto a base Cobertura Brilhante seca o esmalte em apenas 30 segundos e dá uma cobertura brilhante!
A Risqué também possui a linha Orquídea, que tem a base brilhante, fortalecedora,acetona, etc.. Outras marcas de esmalte também tem uma linha exclusiva para o cuidado da unha, como a Colorama - que tem a linha Nutribase e é maravilhosa -, a Impala, etc.
Meninas, uma dica que é muiito importante: a unha também precisa respirar! Então quando forem remover o esmalte, deixem de 2 a 3 dias sem nada, nem mesmo base. É, eu sei que é super difícil, ainda mais para aquela bendita unha que sempre quebra quando tá sem esmalte, mas é importante, senão ela vai ficar cheia de marcas brancas, pode até escurecer e criar uma doença. Não queremos isso,né?
Bom gente, façam o teste e me contem o que acharam! Espero que as dicas tenham sido úteis pra vocês e desculpa o post longo, mas foi por uma boa causa :)
Até a próxima e muiito prazer em conhecer vocês!










Nenhum comentário:
Postar um comentário